'' O Corcunda de Notre Dame''

Agora é a vez de ''O Corcunda de Notre Dame''(1996).
Esta é a história de Quasimodo,o sineiro da catedral de Notre Dame,que pela primeira vez sai da catedral para ver o mundo lá fora. É humilhado em praça pública por não dever nada à beleza,mas é ajudado por Esmeralda,uma bela e corajosa cigana.Esta é perseguida por Frollo (o guardião da justiça de Paris), que não gosta da etnia cigana,mas que ao mesmo tempo a deseja. Nasce uma grande amizade entre Esmeralda e Quasimodo, só que da parte deste há algo mais... Juntamente com Febus,lutam contra Frollo,que quer matar Esmeralda e Febus e expulsar todos os ciganos de Paris. Quasimodo tem finalmente coragem para se opor a Frollo, que sempre o oprimiu e impingiu uma vida de solidão (graças às simpáticas Gárgulas, Quasimodo não leva até ali uma vida totalmente só).
Este filme conta com uma história extremamente diferente e inovadora, que aborda realidades que outros clássicos não fazem, tais como o desejo, a humilhação e a troça levadas ao extremo,o que torna o filme violento e pesado,mas que nem por isso perde a sua grande qualidade e valor. A parte em que Quasimodo é gozado e humilhado pelos transeuntes no festival dos Bobos, é extremamente impressionante e dura,o que a meu ver, não se enquadra num filme classificado só para maiores de 6 anos. Até a própria linguagem é muito avançada para crianças dessa idade. Em todo o filme tem-se pena de Quasimodo,pela vida que lhe foi impingida por Frollo,pela já referida cena em que este é humilhado no festival dos Bobos e quando o seu amor por Esmeralda não é correspondido,pois esta apaixona-se por Febus... No final, Quasimodo é levado em ombros e aclamado como herói, o que dá uma sensação reconfortante,mas a pena não desaparece pois ele é que salvou Esmeralda de ser queimada, e lutou desenfreadamente pelo seu bem-estar, e o seu amor não é correspondido.
Quanto a Frollo,este é um vilão extremamente intimidante,pois trata-se de um assassino(mata a mãe de Quasimodo logo ao início),tarado(faz um ultimato a Esmeralda,em que a salva da fogueira se esta passar uma noite com ele) e completamente sem escrúpulos(chega ao ponto de pegar fogo a Paris para a encontrar).
Apesar de toda a crueza e violência presentes no filme , e de este, a meu ver,não dever ser classificado apenas para maiores de 6 anos,está espectacular em termos visuais e musicais,já que conta com cânticos religiosos muito bonitos!
Fantástico e imperdível!!


